Os painéis compostos de alumínio – ACM (Aluminum Composite Material) foram criados em 1965 na Alemanha pela empresa Alusuisse Composites, empresa incorporada pela Alcan em setembro de 2000, sendo atualmente um dos seus departamentos: a Alcan Composites. Destinados principalmente ao revestimento de fachadas, entre seus diversos atributos destaca-se sua condição de maleabilidade, característica que dá a esse painel metálico grande facilidade de conformação. Com o material é possível, por exemplo, moldar formas esculturais. Enquanto outros revestimentos costumam refletir o desenho da estrutura, no caso, o painel de alumínio pode, por si, constituir a linguagem da edificação.
Sigla de Aluminium Composite Material, ou traduzindo, Material de Alumínio Composto, nada mais é do que um “sanduíche” formado por duas lâminas de alumínio com núcleo de polietileno de baixa densidade.
Essa composição confere ao produto melhor relação entre peso e resistência se comparado aos demais existentes no mercado para aplicação em fachadas.
Com isso pode-se obter os mais variados ângulos, formas e raios.
Ideal portanto para revestimentos:
• Externos de fachadas planas ou arredondadas;
• Composição com fachadas Structural Glazing;
• Placas e Totens de comunicação visual;
• Recobrimento de colunas e pórticos;
• Elemento decorativo e isolante termoacústico em arquitetura de interiores.
O painel de alumínio composto (ACM) é conhecido como revestimentos do futuro. Hoje, ao se considerar suas variadas aplicações no mundo, pode-se dizer que o futuro chegou. E sua lista de qualidades é grande: versatilidade, alto grau de resistência em relação ao peso e à corrosão, leveza, durabilidade, facilidade de conformação, condutibilidade térmica.
Os painéis de alumínio têm sido, cada vez mais, uma alternativa que alia praticidade e design. Eles introduziram na paisagem das grandes cidades um avançado conceito de modernidade, integrando funcionalidade, beleza e economia.
Para revestimentos internos e externos o Alumínio Composto (ACM) oferece as vantagens estéticas e a facilidade de manutenção oferecidas pelo alumínio. Além de bonitos e práticos, esses novos revestimentos são totalmente recicláveis e incombustíveis.
Por sua versatilidade, o revestimento em alumínio tem sido utilizado nos mais variados tipos de edificação: modernos edifícios comerciais, lojas, concessionárias de automóveis, universidades, postos de gasolina e mobiliários. Entre as vantagens do revestimento em alumínio destacadas pelos construtores estão o impacto visual e a durabilidade.
Há outra vantagem que os painéis de alumínio trouxeram para o processo construtivo: a agilidade de montagem. Etapas diferentes de obra, como a instalação de esquadrias e o revestimento de fachadas, são realizadas simultaneamente uma vez que, na maioria dos casos, o próprio fabricante de esquadrias aplica os painéis de alumínio.
Quanto à manutenção, água, sabão e limpeza freqüente, evitando o uso de produtos alcalinos, ácidos ou abrasivos ou seja, utilizar para os painéis compostos de alumínio o mesmo procedimento realizado com os vidros. De acordo com os fabricantes esse é o “segredo” para que os painéis de alumínio conservem por mais tempo seu aspecto inicial.
Durante a fase de projeto, deve-se prever como se comportarão as superfícies em termos de retenção da sujeira transportada pelo ar – superfícies horizontais e inclinadas acumulam mais sujeira. Também deve-se permitir que a chuva se comporte como um agente de limpeza, orientando o caminho das águas de maneira a concentrar e drenar a água suja, em vez de permitir que escorra e seque sobre os painéis. Por último, deve-se prever formas de acesso periódico que não danifiquem os painéis.